Ayurveda e Yoga são ciências milenares irmãs, que andam lado a lado.
Ayurveda é o aspecto de cura do yoga e o yoga o aspecto espiritual do ayurveda.
Ayurveda é uma palavra em sânscrito que literalmente significa: A Ciência da vida. “Ayu” significa vida e “Veda”, conhecimento, ciência.
É sobre aprender a viver de acordo com as Leis do Universo, tendo consciência de que somos parte da Natureza, influenciando e sendo por ela influenciados.
Assim, é um sistema de saúde completo e integrativo que compreende a vida e a consciência em todos os seus níveis. Que percebe e trata o indivíduo não só no âmbito físico, mas também no mental, emocional e espiritual de forma única e individualizada.
Ayurveda é o mais antigo sistema de saúde que se tem conhecimento. É a medicina oficial da Índia, região onde se originou há milhares de anos. Os primeiros registros escritos de que se tem conhecimento datam de mais de 5 mil anos, porém é dito que sua origem é muito mais antiga, já que é um conhecimento que era passado verbalmente de guru para discípulo, ou de mestre para aprendiz. De geração pra geração.
É sabedoria anciã amplamente aplicável aos dias de hoje, que persiste há milhares de anos, comprovando sua eficiência e atemporalidade. Eu diria até que sua importância se intensifica ainda mais nos dias atuais.
É o que aqui no Brasil se reconhece como Medicina Integrativa. Que verdadeiramente integra todos os aspectos da vida de uma pessoa para diagnóstico e tratamento. Diferente de uma abordagem sintomática, o Ayurveda não trata sintomas ou doenças, mas sim o Ser Humano em sua integralidade e busca a raiz originária do problema. De nada adianta remediar a dor, sem saber o que está causando a dor. Isso seria apenas mascarar o problema, gerando até mesmo maiores complicações futuras se a causa não for acessada e eliminada.
Nesta abordagem, simples adequações de alimentação, rotina e estilo de vida são recomendadas para que a causa da dor seja eliminada e o estado de saúde restaurado.
Seu maior foco está na prevenção de doenças, qualidade de vida e longevidade com bem estar, mas também trabalha na cura e reversão de doenças e no manejo de doenças irreversíveis, de forma a oferecer a melhor qualidade de vida para a pessoa acometida.
Já o Yoga, também tem seu significado com origem no sânscrito, uma das línguas mais antigas do mundo. “Yuj” significa “unir” ou “integrar”. Assim, o real significado do yoga traz a ideia de união e reintegração do corpo com a mente, levando ao equilíbrio do Ser, e também do Ser com o Todo, resultando em uma forma de se viver mais harmônica e consciente, em um estado mais elevado de existência.
Yoga é muito mais que Asanas, ou posturas físicas. Seu objetivo principal é o desenvolvimento espiritual, visando a auto realização, que é a descoberta da nossa verdadeira natureza como espírito – consciência divina - além do tempo e espaço. Segundo o mestre espiritual Sri Sri Ravi Shankar, “O yoga te dá o poder de se sentir do jeito que você quer se sentir, a qualquer momento, sem ser vítima dos seus próprios sentimentos. Yoga te faz uma pessoa independente.”
Então, dessas duas Ciências Milenares, uma busca o que chamamos de self healing - Ayurveda, e a outra , de self realization – Yoga, que só são possíveis quando se tem corpo e mente livres de doença. Desta forma, ambas as ciências se combinam para conduzir a pessoa no caminho de perfeita harmonia e saúde dos aspectos físico, mental, emocional e espiritual.
E eu me coloco aqui como guardiã dessas sabedorias milenares e facilitadora, traduzindo sua aplicação em ferramentas e guiança para que você possa experienciar os grandes benefícios e transformações que essas Ciências irmãs são capazes de trazer para sua vida. Vem que eu te mostro o caminho!